quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nota de Esclarecimento dos estudantes da FURG sobre as declarações do Reitor!

Nas três longas Assembléias Gerais dos estudantes da FURG, convocadas pelo DCE, o DARB esteve presente lutando sempre para fortalecer o Movimento Estudantil na nossa Universidade. A pauta foi: a posição dos estudantes sobre as declarações do Reitor e sobre a repercussão das notas "Luto por Respeito", publicada pelo DARB, junto com o DAFB (Medicina) e DAEQ (Eng. Química), e "Respeito acima de Tudo" publicada pela Administração da FURG.




                                  Nota de Esclarecimento

               
Após a realização de Assembléias Gerais ocorridas nos dias 25/05, 29/05 e 31/05, promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes, os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande – FURG vêm através dessa nota, esclarecer os motivos do descontentamento da comunidade estudantil, sobre as declarações do Magnífico Reitor da FURG.
Sentimo-nos ofendidos com as declarações proferidas pelo Reitor na aula inaugural das engenharias do dia 25/03/2011. Na oportunidade, ele refere-se aos acadêmicos das engenharias como irresponsáveis quanto às suas formações, além de, metaforicamente, cogitar vender um bem público que é a nossa Universidade.
Na semana de acolhida aos calouros do curso de Medicina, o Reitor afirmou ver na plateia semblantes que não lhe inspiravam confiança e que estes provavelmente não seriam bons médicos. 
No Prêmio da Acolhida Cidadã, mais uma vez proferiu palavras que nos deixam perplexos, questionando o caráter e afirmando a insanidade de acadêmicos da universidade.
Em seus artigos, principalmente o denominado “Acolhida cidadã versus trote na FURG”, disponível no site da Universidade, o Reitor desrespeita alunos, suas famílias e a comunidade riograndina como um todo, ao citar que:
“Infelizmente, a nossa Instituição que é federal, pública, gratuita e, portanto, mantida pela própria sociedade, ainda recebe muitos dos seus filhos e filhas com uma enorme falta de cultura, conhecimentos, dignidade, caráter e respeito pela cidade e bens públicos. A estas e estes “cidadãs e cidadãos”, como já fizemos com as solenidades de formaturas, imporemos o respeito, a dignidade, a formação e o reconhecimento, na forma da lei”
Por fim, gostaríamos de deixar claro, que o nosso descontentamento é somente contra as palavras do REITOR, e não dos demais administradores da nossa Universidade, tendo em vista que os mesmo também assinaram o artigo de resposta da administração da FURG “Respeito acima de Tudo”.
Os fatos discorridos acima não explicam integralmente os acontecimentos uma vez que a comunidade acadêmica não tem acesso às gravações dos eventos, portanto não temos como citar literalmente as palavras do Reitor.
            Reiteramos nosso descontentamento, lamentamos a ocorrência de tais fatos e esperamos que situações desta natureza não voltem a acontecer.

Rio Grande, 31 de Maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário