sexta-feira, 24 de junho de 2011

Controle de presença de professores

Cópia do pedido de pauta na última reunião do Conselho da FaDir.


Ao Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande:
          A representação discente deste conselho, em conjunto com o Diretório Acadêmico Ruy Barbosa, entidade representativa dos estudantes de Direito da FURG, vêm por meio deste trazer à pauta o seguinte tema: presença e regularidade das aulas dadas pelos professores da faculdade. Não se trata de levantar nomes de docentes para que os mesmos sejam advertidos, mas sim te pontuar questões levadas ao diretório pelos estudantes da faculdade aos quais representamos.
          No que tange à presença dos professores queremos assinalar que é compreensível que algumas ausências ocorram, porém devemos ressaltar que as mesmas deve ser justificadas, justificação que deve ser dada não somente à direção da faculdade mas também aos alunos. Gostaríamos de pedir que fosse regulamentado junto à faculdade, se aprovado por este conselho, que os professores deverão avisar com pelo menos 24 horas de antecedência quando não puderem comparecer às aulas. Aviso esse que deverá ser dado via correio eletrônico para as turmas, ou qualquer outro meio eficiente de contato com os alunos.
          Em relação às atividades substitutivas gostaríamos que as listas de exercícios fossem não só enviadas via email mas também disponibilizadas na secretaria da faculdade. Em relação às aulas ministradas em dias diferenciados ou acumuladas em um único dia, entendemos como positivo o fato do professor dar aulas em dias diferentes dos seus desde que com o intuito de passar conteúdo e não deixar que o mesmo atrase, mesmo assim, gostaríamos de ressaltar que essas aulas não deverão ser computadas como se dadas nos dias e horários devidos, mas sim que se registre que ocorreram em outras datas, tendo em vista sempre que toda ausência deve ser justificada. Sendo assim, essas aulas extras não deverão computar presença ou ausência para os estudantes, tendo caráter optativo.
          Ressaltamos novamente que só estamos trazendo este tema ao conselho para podermos dialogar com os membros do mesmo sobre esses fatos levantados pelos alunos da faculdade. Sabemos que os professores prezarão pelo cumprimento das normas institucionais, as quais sempre são levantadas pelos mesmos nos casos analisados por este órgão.

Representação Discente do Conselho Acadêmico.
Diretório Acadêmico Ruy Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário