sexta-feira, 13 de maio de 2011

LUTO POR RESPEITO - Artigo publicado na edição de 12/05 do Jornal Agora

LUTO POR RESPEITO
       * Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos – DAFB/Medicina; Diretório Acadêmico Ruy Barbosa – DARB/Direito; Diretório Acadêmico da Engenharia Química – DAEQ/Eng. Química;
                A igualdade, a ética e principalmente, o respeito são preceitos essenciais para a nossa convivência enquanto indivíduos e cidadãos. 
Perante a relevância de tais princípios, nós - dos diretórios e centros acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG* - expressamos a nossa profunda insatisfação pela falta de respeito, pelas falas preconceituosas e pelo autoritarismo do administrador maior dessa instituição. Declaramo-nos perplexos e indignados, pois sabemos que tais ações alcançam, além de toda a comunidade acadêmica, a comunidade rio-grandina.
                O cargo de administrador de uma universidade federal é crucial para o seu desenvolvimento e, portanto, deve ser exercido com deveras responsabilidade para que a Universidade continue crescendo e produzindo bons frutos para a sociedade. Reconhecemos o inegável desenvolvimento da FURG nesses últimos anos e desejamos que tais conquistas não sejam atribuídas apenas às mãos de um cargo, desejamos, sim, que toda a comunidade estudantil tenha consciência de que as conquistas são de todos. E, partindo daí, a coletividade acadêmica não deve tolerar que a sociedade - quem contribui e sustenta esta instituição pública – acredite que está recebendo favores. Lutamos pelo progresso justo e respeitoso, dentro da Universidade e fora dela.
                Dessa maneira, preocupamo-nos com a imagem que a FURG possa apresentar visto que os acontecimentos recentes extrapolam os limites dos nossos campi e das nossas fronteiras. Como vamos esperar que os alunos dessa Universidade sejam bem vistos pela sociedade enquanto são discriminados pela suprema administração da mesma? No momento em que há assédio moral aos alunos e estes são postos em situações desconfortáveis, evidencia-se, no mínimo, uma forte contradição. Há de ser questionada a autoridade que pronuncia palavras desnecessárias e ofensivas.
                Os diretórios acadêmicos creem que o respeito é uma via de mão dupla, jamais podendo ser imposto e sim devendo ser construído. Estamos em luto pelo respeito!    Não queremos um abrandamento da cobrança aos alunos, não queremos regalias. O que nos impulsiona é: queremos estudar em um ambiente de respeito, sem agressões desmedidas e desprovidas de causas que as motivem. Desejamos uma readequação de conduta por parte daquele que representa, em maior instância, a FURG.
                No desejo de mostrar valor e constância perante a comunidade que acredita na força da FURG, estamos tomando a frente dessa discussão. É nosso dever reportarmos não apenas nossas conquistas mas também as atitudes de um gestor público que se porta e faz declarações altamente questionáveis.
Reivindicamos seriedade e dignidade dentro do ambiente universitário e acreditamos que deixar que a atual conjuntura seja vencida pelo esquecimento não é uma atitude de um povo forte, aguerrido e bravo. Usufruímos do privilégio de construir nossos sonhos dentro de uma instituição pública e de qualidade e queremos fazer jus a essa responsabilidade. Queremos e lutamos por RESPEITO!
Se você acha certa a atitude que tomamos ou se você faz parte de alguma entidade estudantil ou associação de funcionários da FURG e sua gestão quer se juntar a nós nessa luta, entre em contato conosco ou vá até as nossas sedes que estaremos aguardando para conversarmos. E-mails:darbfurg@hotmail.com, dafbfurg@gmail.com, daeq2011@yahoogroups.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário